A reunião de condomínio

Nathália Coelho

Cólica: Dor abdominal aguda, com variações decorrentes de peristaltismo. / Peristaltismo: ver peristalse. / Peristalse: Movimento da musculatura de órgãos ocos, que impulsiona para diante o conteúdo desses órgãos peristaltismo. / É. Isso mesmo. Uma dor chata e incomodante, estressante, que amolece o corpo e os sentidos, deixa tudo confuso como essas definições do dicionário. A bendita moléstia sobe e desce, vai para a cabeça, segue pelos músculos da perna e para no joelho. De repente, se instala no pé da barriga e vai rebolando tecido, órgão, dançando com as tripas, ‘remelexendo’ tudo pela frente. Aqui fora, a pobre da moça sofre calada, porque está em plena reunião de condomínio.


Esse prato não combina. Desceu indigesto, confesso. Além da fina dor, a contradição nasceu do local do encontro: um salão de festas. Geralmente, nos finais de semana, a criançada se reúne para comemorar o aniversário de um coleguinha ali. Nenhum assunto chato, só alegria e balões coloridos. Enquanto os quinze presentes discutiam (no sentido literal do termo) o valor do condomínio, taxas extras, reforma da fachada, esquadrias e janelas, eu me deparei com um pedaço de bolo grudado na parede. Retrato da última brincadeira. Estava duro, junto de uma fita roxa. Era confeitado com rosa e branco. Pensei na barata da Clarice Lispector, em A paixão segundo GH. ‘Será que consigo comer isso?’ Não! Não é pra tanto. A cólica deu uma pontada no estômago. Era a negativa do meu organismo.
           
O engraçado é que a minha cólica não estava só dentro de mim não. Inebriava o ambiente. Era vista nos olhos furiosos do senhor que enfiou o dedo na cara do síndico. Foi jogada na cara dos presentes pelas palavras ríspidas do homem gordinho, preocupado com a pedra portuguesa da calçada. Estava na competição de vozes e ecos na “bela” acústica do espaço. A cólica pousou na nuvem de tensão que pairava sobre os presentes. Todos enfezados.

No meu canto abraçando as pernas, fiquei imaginando um menino colocando aquele pedaço de bolo ali. Fugi das cólicas. Já bastava a minha enfrentada todo mês. De uma vontade de rir. A cada comentário dos proprietários, minha mãe fazia uma careta engraçada. Uma senhora estava vestida de onça, da bota e vestido à capinha do celular e unha. Uma fera! Era a única com o rosto de despreocupação. Acho que queria mesmo era causar com aquele figurino. rs E ela tinha razão. Não é não se preocupar, mas ter tranquilidade para gerir os fatos. Sabe que a dor até aliviou? Fui embora antes de acabar. Ficaria sabendo de uma forma ou de outra das decisões. Foi assim que decidi subir para relatar o prato que comi nessa noite. 

Comentários

  1. Quando comecei a ler o texto, fiquei imaginando o que de tão interessante teria uma reunião de condomínio para ser retratado no seu blog. Pergunta respondida a medida que via que a reunião era somente um pano de fundo para os detalhes, que ao que parecem, eram muito mais interessantes e divertidos no momento. Adorei mais esse seu blog! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas