Limonada e biscoito de banana



- Ei, você tem um real?
De primeira, não enxerguei a pessoa que me questionava. Era pequena, me olhava de baixo, olhar faceiro e esperto de quem quer alguma coisa. A pergunta veio de Gabriela, uma menina de no máximo 6 anos que mora aqui no prédio. Cheguei cansada do trabalho e lá estava ela - vestida com uma blusona do Flamengo -, com uma barraquinha de limonada e biscoitos à venda.
- Bom, não tenho não. Mas pra quê você quer dinheiro?
- Eu tô vendendo lanches. - apontou para a parede. Abaixo do mural de recados, um papelão indicava com uma seta a barraquinha na portaria. Em cima de uma mesinha, feita de caixa de sapato, havia uma garrafinha, dessas de levar suco para a escola, vazia e semi aberta. Ao lado, uma sacolinha plástica com uns seis biscoitos.
- Que legal!
- É, mas o suco já acabou. Mas você tem um real?
- Deixa eu procurar. - respondi, sorrindo. 
Enquanto eu vasculhava a bolsa, ela se remexia dentro da blusa do time de futebol. Pulava de um lado para o outro, mas não deixava de me analisar procurando as moedas.
- Toma, achei cinquenta centavos! - entreguei nas mãozinhas dela, em forma de concha.
- Obrigada! Você vai levar dois biscoitos mesmo, eles estão grudados. Ah, eu esqueci de dizer. Eles são de banana. Tchau, moça! 
- Muito legal sua vendinha, viu?!
Ela apenas sorriu. Eu subi comendo bolachas Passatempo de banana. Nem sabia que existia. Ah, e comércio infantil de limonadas não é só nos Estados Unidos! 

Comentários

Postagens mais visitadas