Sim, sou autista!
Imagem: crescerparavida.blogspot.com |
- É mãe! Por que a gente fala tomar banho? Tem que ser lavar o corpo, esse é o certo! Tomar banho! Lavar o corpo é melhor, você não concorda? - disse, Martina aos 3 anos, para a mamãe, ao pedir para o papai ir tomar banho e questionar para si mesma a expressão.
Marcela, a mamãe em questão, contou a dúvida de significado da filha para a amiga de trabalho, Michela, também mamãe, mas de Helena, de 8 anos. A pequena de Michela sempre teve problemas para "tomar banho". Não gostava de chuveiro, nem dá água caindo. Era uma luta diária levá-la ao banheiro. A mãe explicava, explicava, mas nada fazia Helena gostar. Foi então que ela fez diferente e chamou a filha para lavar o corpo. Pronto, a menina entendeu. E nunca mais brigou para tomar banho, ops! Lavar o corpo! A sabedoria das crianças...
Outro dia, a babá de Helena chegou esbaforida em casa, jogou a bolsa no sofá, foi à cozinha, abriu a geladeira e tomou um copo enorme de água gelada.
- Meu Deus! Tá PEGANDO FOGO lá fora!
Helena, que observava tudo, levantou e foi até a janela. Observou.
- Uai, tia! Não tá pegando fogo não! As árvores estão verdinhas!
Em meio aos risos, a mamãe e a babá explicaram.
- Filha, ela quis dizer que lá fora está muito calor! Por isso está pegando fogo!
- Então porque não disse que estava calor, oras...
Helena entende as coisas do jeito que elas são. No seu tempo, sem ter pressa e sem demora. Na hora certa. Helena é especial e diferente, assim como as outra crianças são. E imagina se não fossem, que monótono seria!?
2 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NO BRASIL
Comentários
Postar um comentário