Humana lama

Image result for lama brumadinho
Brumadinho/MG - Imagens G1

Por Nathália Coelho

A lama é verde
e nasce em cédulas.

A lama é tóxica
de cifrões.

A lama se alimenta 
do orgulho
da petulância
da vaidade 
e também da ignorância 
de quem vive em vão
(e em prol)
das tramas tão superficiais da vida.

A lama se acumula no vazio
das mentes ocas
dos corações alheios
dos corpos negligentes
e que - histéricos - gritam e almejam
devorar rios de dinheiro
(e poder.) A lama é silenciosa
embora sabe-se rejeito,
Rejeito! E tudo bem.
Escondo, aterro, faço barreira
em mim mesmo, e tá ok.

Ninguém vê
o que não mostro.
Ninguém enxerga
o que no fundo, bem no fundo se acumula.
Ninguém liga,
self - ninguém.

Até que um dia
de tanto "rejeito!"
o muro se rompe
e escorre 
desandando tudo aqui.

O meu EU se evidencia:
podre / venenoso / inescrupuloso
em excremento
purulento
auto-asfixiado 
amputado e amputando 
o que ainda restava em amor
e restava?

Lá se vão meu vales.
Lá se vão minhas árvores.
Lá se vai meu próprio ambiente.
Lá se vão as moradas e moradores de mim.

Tentei brincar de ser deus.
tentei virar o próprio universo.
mas descobri, nessa empáfia,
um retrocesso:
sou pedra humana
ou humana lama
prestes a me implodir.

Comentários

Postagens mais visitadas